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Que gasolina usar na moto: Comum, Aditivada ou a Podium?

Primeiro temos que saber o que é gasolina aditivada!A diferença da gasolina aditivada para a comum é o aditivo.

Se utilizarmos gasolina aditivada ou gasolina comum com um pouco de aditivo, desde que respeitando as proporções recomendadas, produz os mesmos efeitos.

Muitos se enganam ao afirmar que a gasolina aditivada produz um melhor rendimento do motor, isto não é verdade, isto pode ser um benefício derivado, não é um benefício direto.

O aditivo, que é basicamente um detergente, tem a função de manter o sistema de alimentação limpo, isto considerando o tanque, a linha de combustível e o(s) bico(s) injetor(es). Uma possível melhora no rendimento do motor pode acontecer por não estar ocorrendo problema de alimentação em função de obstruções no provimento de combustível para queima nos cilindros, não porque o combustível fica “melhor”.

Alguns confundem a gasolina Podium da Petrobrás com a aditivada. Até seria certo afirmar, pois ambas possui os mesmos aditivos, mas o que destaca na gasolina podium e torna o seu principal diferencial é o maior nível de octanagem, isto sim torna esta gasolina de maior poder de explosão e, por consequência, provê maior desempenho para o motor.

Octanagem é a capacidade que o combustível tem, em resistir a altas temperaturas na câmara de combustão, sem sofrer detonação.
 A detonação, também é conhecida como batida de pino, e pode destruir o motor.
Quanto maior a octanagem, maior será a resistência à detonação.
 O manual de cada veículo especifica o tipo de gasolina que possui a octanagem
mínima necessária ao bom funcionamento(desempenho)do mesmo,
 sem a ocorrência danosa da denotação.
Qualquer gasolina que possua octanagem maior que a mínima especificada
 poderá ser utilizada sem problemas.
 No Brasil, a octanagem é expressa em IAD = Índice Antidetonante
(a gasolina comum é especificada também pelo MON).
Quais são os métodos de determinação da octanagem ?
 Método MON (Motor Octane Number) ou método Motor - ASTM D2700.
 - avalia a resistência da gasolina à detonação, na situação em que o motor
está em plena carga e em alta rotação.
 Método RON (Research Octane Number) ou método Pesquisa - ASTM D2699
 - avalia a resistência da gasolina à detonação, na situação em que o motor
está carregado e em baixa rotação (até 3000 rpm)
 Alguns países utilizam a octanagem MON, RON,
e outros o Índice de Octanagem IAD (Índice Antidetonante) = (MON + RON)/2.
 Para uma mesma gasolina, o RON tem um valor típico superior ao MON de até 10 octanas.
Portanto, ao comparar gasolinas de deiferentes países é importante verificar
se está sendo utilizada a mesma base (MON, RON ou IAD). 
Uma gasolina com maior octanagem pode ser mais econômica?
Sim, nos carros que requerem gasolina com maior octanagem.
Nestes veículos, a utilização de uma gasolina de octanagem inferior irá aumentar o consumo,
 reduzir a potência disponível, podendo causar danos ao motor do veículo.

Como a função da gasolina aditivada é manter o sistema limpo, quando você não usá-la estará correndo risco de aparecer resíduos no sistema, que talvez não cheguem a ser removidos quando você retornar a usar aditivada. Portanto, não faz sentido, tecnicamente falando, fazer este rodízio de gasolina. É mais uma questão de custo-beneficio, ou seja, você pode tentar economizar um pouco usando gasolina comum, considerando que o risco de ter problemas com o sistema de injeção seja baixo. Como não temos como saber a verdadeira qualidade do combustível que entra no tanque de nossas motos, é difícil afirmar quando esta relação será boa ou não, mesmo utilizando somente gasolina aditivada, pois não saberemos se a gasolina aditivada foi adulterada ou se contém sujeira.

Por isso é bom sempre ficar de olho na cor da gasolina, e prestar atenção se a moto anda perdendo rendimento e principalmente saber qual o distribuidor  de combustível do posto onde você abastece e também se o posto é de boa procedência.
O recomendado para quem tem veículos com injeção eletrônica é usar gasolina aditivada,de preferência  sempre. Lógico que  é apenas uma recomendação, e não obrigação, nem sempre encontrará postos com gasolina aditivada para abastecer, principalmente em viagens.

Lembrando também que  mesmo você  só abastecendo com gasolina aditivada não é 100% garantido que você não terá problemas, pois mesmo em alguns postos e distribuidoras de combustíveis pode conter adulterações e sujeiras na gasolina que comprometem o motor.

eu  JUNINHU testei as gasolinas comum,aditivada(shell, petrobras, ipiranga e esso) e a podium da Petrobras na minha Honda Biz 125+ (injeção eletrônica).

E cheguei na seguinte conclusão em relação as gasolinas na biz.

gasolina comum original = normal – vel. max. 120km/h na decida.

gasolina aditivada = vel.max até 10km/h a mais que a comum,retomada otima.

gasolina podium =  vel. max. até 20 km/h a mais que a comum,retomada excelente,rende mais,quase não perde rendimento na subida.

de uma forma geral das gasolinas vista aqui para a biz compensa somente abastecer com aditiva ou podium…

Logico que a podium é bem mais cara que a aditivada…pelo menos no posto que abasteci com a podium ela chegou a ser 1 real mais cara que a a comum original…(podium=R$3,50litro)…se realmente fomos colocar isso na ponta do lapis e vermos a capacidade do tanque da biz iremos gastar no maximo uns 15 reais pra encher os 4 litros, podendo chegar no maximo aos 20 reais se enchermos o tanque até a boca.

Se a podium nao ficar acessivel para abastecer toda a vez, o ideal então seria colocar aditivada, pois ela é quase o mesmo preço que a comum,dando uma diferença maxima de uns 15 centavos por litro… pode ter certeza que para encher o tanque até a boca pode ficar de 12 a 15 reais.

Não existe vantagem nenhuma abastecer a biz com gasolina comum,sendo que com a aditivada é quase o preço da comum e tem diversos benefícios, e além das contas a diferença no bolso de quem irá abastecer com aditivada ao inves da comum não chega nem a 1 real.

Eu particularmente só utilizo gasolina aditivada e abasteço em posto de procedência, e sempre que possível tento abastecer com a podium nem que seja pelo menos 2 litros por mês .

Para motos com tanque  grande e carros as vezes compensa abastecer com gasolina comum e comprar o aditivo separado e ir colocando conforme o recomendado no vidrinho.

Vale a dica…

Faça o teste você também…

Por JUNINHU

Acelera Mente

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  1. sfddfg
    03/06/2010 às 14:12

    amigão, tu estás por fora legal. Os manuais das honda recomendam comum e o meu mecânico, que confio muito mais que qq outro, tb recomenda a comum – embora muitos mecânicos digam o contrário.

    Já a podium ou premium não proporcionam nenhum benefício a motos como a enceradeira de asfalto biz e mesmo nas motos de verdade, como 250 e 350. Só motos de grande potência, como compressão maior ou igual a 10:1 vão se beneficiar desse combustível. As outras podem até consumir mais. Isso todos os especialistas são unânimes, véio.
    Reveja suas informações

    abç

    • Castro
      04/11/2011 às 18:58

      Se Biz é enceradeira de asfalto, 250 ou 350 é o que ? Enceradeira industrial de asfalto !

    • diego
      02/12/2011 às 21:15

      sfddfg, você é um doidin e esta muito enganado, todo montadora recomenda gasolina aditivada, a questão é que no ato da tradução de alguns manuais do ingles para o portugues eles confundem o termo gasolina comum e logo o usuario ao ler pensa que esta sendo recomendado a gasolina comum e alguns mecanicos se enganam tambem ! pesquise sobre o que eu disse e deixe de falar merda !

  2. Fabio Weslley
    03/06/2010 às 18:51

    sfddfg :

    amigão, tu estás por fora legal. Os manuais das honda recomendam comum e o meu mecânico, que confio muito mais que qq outro, tb recomenda a comum – embora muitos mecânicos digam o contrário.

    Já a podium ou premium não proporcionam nenhum benefício a motos como a enceradeira de asfalto biz e mesmo nas motos de verdade, como 250 e 350. Só motos de grande potência, como compressão maior ou igual a 10:1 vão se beneficiar desse combustível. As outras podem até consumir mais. Isso todos os especialistas são unânimes, véio.
    Reveja suas informações

    abç

    EAI BLZ ESSA MATERIA FOI POSTADA PELO JUNINHU MAIS EU COMO DONO DO BLOG VENHO RESPONDE E ESCLARECE ESSA É UMA MATERIA AONDE SE PERGUNTA QAL A SUA PREFERENCIA OU SEJA A DOS INTERNAUTAS E ELE JUNINHU FEZ UM TESTE EM UMA DAS MOTOS DELE E POSTO A MATERIA MAIS AQUI É UMA MATERIA SEM INTENÇÃO DE INDUZI NEM MANIPULA NADA É UMA MATERIA SIMPLES AONDE OQ VALE É A OPINIÃO DOS NOSSOS INTERNAUTAS MAIS DESDE JA OBRIGADO PELA VIZITA AO BLOG VOLTE SEMPRE

  3. Rodrigo
    08/06/2010 às 21:55

    Sem nocao dizer que vale a pena a aditivada, ainda mais numa motinho como BIZ que nem motor tem direito…. dizer que ganhou quase 10% de final na descida? Que padrao de medição eh esse???? Como qq um sabe, octanagem maior somente para compressao maior de 11:1….

    E na parte financeira, nao eh 1 real a mais… sao varios litros vezes varios reais…

    Completo meu tanque com litro a 2.24, imagina pagar 3.50. No tanque de 15 litros da Hornet daria 52.5 reais na Podium versus 33.6 reais… Incrivel diferença nao eh? Imagine, voce prefere ganhar 33mil reais agora ou 52mil reais em 3 semanas de espera??? Eh a mesma conta.. agora soma 1 tanque por semana…

    2520 reais por ano na Podium contra 1612.8 reais na comum…

  4. Fabio Weslley
    08/06/2010 às 22:23

    Rodrigo :

    Sem nocao dizer que vale a pena a aditivada, ainda mais numa motinho como BIZ que nem motor tem direito…. dizer que ganhou quase 10% de final na descida? Que padrao de medição eh esse???? Como qq um sabe, octanagem maior somente para compressao maior de 11:1….

    E na parte financeira, nao eh 1 real a mais… sao varios litros vezes varios reais…

    Completo meu tanque com litro a 2.24, imagina pagar 3.50. No tanque de 15 litros da Hornet daria 52.5 reais na Podium versus 33.6 reais… Incrivel diferença nao eh? Imagine, voce prefere ganhar 33mil reais agora ou 52mil reais em 3 semanas de espera??? Eh a mesma conta.. agora soma 1 tanque por semana…

    2520 reais por ano na Podium contra 1612.8 reais na comum…

    Fabio Weslley :

    sfddfg :

    amigão, tu estás por fora legal. Os manuais das honda recomendam comum e o meu mecânico, que confio muito mais que qq outro, tb recomenda a comum – embora muitos mecânicos digam o contrário.

    Já a podium ou premium não proporcionam nenhum benefício a motos como a enceradeira de asfalto biz e mesmo nas motos de verdade, como 250 e 350. Só motos de grande potência, como compressão maior ou igual a 10:1 vão se beneficiar desse combustível. As outras podem até consumir mais. Isso todos os especialistas são unânimes, véio.
    Reveja suas informações

    abç

    EAI BLZ ESSA MATERIA FOI POSTADA PELO JUNINHU MAIS EU COMO DONO DO BLOG VENHO RESPONDE E ESCLARECE ESSA É UMA MATERIA AONDE SE PERGUNTA QAL A SUA PREFERENCIA OU SEJA A DOS INTERNAUTAS E ELE JUNINHU FEZ UM TESTE EM UMA DAS MOTOS DELE E POSTO A MATERIA MAIS AQUI É UMA MATERIA SEM INTENÇÃO DE INDUZI NEM MANIPULA NADA É UMA MATERIA SIMPLES AONDE OQ VALE É A OPINIÃO DOS NOSSOS INTERNAUTAS MAIS DESDE JA OBRIGADO PELA VIZITA AO BLOG VOLTE SEMPRE

    • Shandres do Valle
      27/03/2014 às 08:16

      Vc está se baseando somente em octanagem, mas sobre o teor de enxofre?
      O teor de enxofre da pódium é muito menor e com isso tem uma vantagem muito grande em usar pra qualquer moto porque da menos manutenção e na vida do motor.

  5. denis
    14/01/2011 às 14:34

    olha tenho uma biz 125 e ja testei as gasolinas comum e supra aditivada da petrobras porem as duas gasolinas deixavam minha moto apagar toda hora. mudei para a vpower da shell e me surpreendi com a qualidade que a moto ficou 100% . ja uso a vpower da shell ha 1 ano e minha moto nunca deu problemas ao contrario da supra e comum da petrobras ela sempre apresentou um bom desempenho com a v power da shell. nao sou especialista mas alguma melhorou .

  6. marcio gomes
    28/04/2011 às 23:09

    ola
    gostei do blog,ai eu estou usando a gasolina podium na minha moto e realmente
    a diferenca de consumo em relacao a gasolina comum e abusrda.
    a podium chega a ser 20 % mais economica do que a comum. isso e fato a diferenca da podium pra comun e R$ 0,25 por litro.
    sem contar a arrancada que melhora muito e a velocidade final tambem
    tenho um omega AUSTRALIANO 2009 e so uso podium nele e tambem notei uma melhora no desempenho da maquina
    abc a todos.
    marcio .’.

    • Igerson rodrigues
      07/10/2014 às 21:53

      Olá !!! Show este blog, tenho uma CG 125 2009 com 95 mil km com motor intacto e usei a gás. Podium e e resultado contraria as diversas opiniões de que a tal gasolina não altera o rendimento de motos de baixa cilindradas, não e a realidade para mim pois minha moto e outra em arrancada e velocidade final. E estou mudando nesta semana para fazer 150 e com certeza vou com a podium junto.

  7. mad max
    16/08/2011 às 19:14

    Esses que falam mal das opiniões dos outros devem ser pessoas que sofrem bullyng é lamentavel

  8. 19/08/2011 às 00:43

    Olá,
    Primeiro, parabéns JUNINHU pelo post. Como na proposta, você expressou a sua preferencia baseada em testes que fez.
    Segundo, não ligue para o que alguns falam. Se utilizassem a mesma vontade para expor suas preferenias, com certeza teriamos muito mais informações interessantes e aproveitosas como as suas.
    Tenho uma CG ano 99/00 original sem alterações no motor. Eu rodei muito tempo com a gasolina aditivada da petrobras e a pouco tempo começei a misturar um pouco de podium.
    Com a mistura senti diferença realmente. Decidi a pouco utilizar apenas a podium para ver se valia a pena. A minha moto que tava fazendo 32 km/litro passou a fazer 38 km/litro e consigo chegar a 140 km/h com mais facilidade, além de não perder força nas subidas, retomadas ou contra o vento forte.
    Na minha opinião, ta aprovado a Podium.
    Abraço a todos.

  9. ISP_PORTES@HOTMAIL.COM
    02/09/2011 às 23:59

    Gostaria somente de fazer um comentário!! tenho uma NXR Bros 150 flex… no manual da honda e o s mecanicos da ronda dizem que so devemos por gasolina comum.. que foi a que sempre usei.. .. Em duas vezes praticamente completei o tanque com a gazolina aditivada… e começou a afogar a moto com frequencia.. inclusive desligou duas vezes na 3° em aceleração…voltei a usar minha gasosa comum e começo dessa semana coloquei a podium so pra ver o que acontecia…. por logica, não deveria nem senti diferença em torque nem em quase nada..! o consumo na mesma media dos 35km litro.. velocidade max e torque o mesmo..!! A única diferença que vi foi o motor… fico umais silencioso,, sem aquele pica-pau dentro do motor e quando desligo a moto não se ouve mais aquele estalo que sempre achei que fosse comun da moto.. paracendo a ultima batida de um martelo…
    Mais não compensa a diferença de 12reais por tanque!!!

    • Shandres do Valle
      27/03/2014 às 08:09

      Cara… usar somente comum e depois aditivada não e recomendado porque a comum deixa resíduo no motor e quando usa aditivada começa a limpeza e complica porque tem grande chance de falhas no moto etc

  10. Mauricio de Almeida Borém
    07/09/2011 às 14:51

    Tednho uma Harley Ultra Classic com 1.700cc e uso gasolina comum, porém quando coloco aditivada percebo uma pequena melhora no rendimento, mas quando uso a premium, a diferença é muito grande. Em longas viagens vale a pena usar a premium, pois a moto anda mais e fica mais economica.

    Abs,

    Mauricio Borém

  11. ARANHA GRUMEC
    05/10/2011 às 23:26

    BIZ É A MOTO MAIS VENDIDA EM MANAUS…E NA QUAL NÁO DA PROBLEMA QUASE NENHUM. DIGO DE CADEIRA POIS JA TIVE 03 BIZ,01SAHARA,01DR650,01PRIMA 150,01 CAGIVA,E HJ ESTOU NUM CONSORCIO DA COMET GT ENFIM RESPEITO É BOM !!!! AMIGO.

  12. MAtheus Cremaschi
    15/10/2011 às 09:05

    Afirmo o texto acima, tenho uma CG 150 EX 2010 e quando abasteço com 3 litros de aditivada e o resto de álcool ganho de 10km/h a 15km/h a mais. Só no puro álcool ou pura gasolina não dá diferença.

  13. RETROVISOR VIRADO HAHA
    15/10/2011 às 21:07

    GASOLINA V-POWER OU PODIUM NA BIZ ?! COLOCA UM PEDAL NELA (COM RODINHA) QUE É O MAIS INDICADO. GASOLINA PODIUM NAO É RECOMENDADA PARA MOTORES DOIS TEMPOS ATÉ MESMO NO SITE DA PETROBRAS, SÓ PARA MOTOS COM MOTORES QUE EXIGEM MAIS DESEMPENHO. O RESTO É ACHAR QUE VAI SER O QUE NÃO É.

    • 07/11/2011 às 09:56

      Que eu saiba, n]ao se fabrica mais motores 2 tempos em motos por motivos ambientais…
      Ter um cilindro não significa ser 2 tempos.

  14. Roberto Cardoso de Lima
    09/01/2012 às 11:36

    Pô da pra alguém dar uma resposta científica ao invés de ficar nessa merda de discussão de comadres? querem discutir igual a comadres faça um churrasco e me chame que nós vamos discutir legal. cassete!

  15. Rafael
    27/01/2012 às 14:56

    e ai galera… tenho uma CBR 600rr, qdo comprei ela era mto acelerada, ai me informei e o antigo dono só usava gasolina comum, aí desde então só uso a podium e a aceleração dela ficou 100%, sem falar que está mto economica! abraços

  16. bruno
    04/07/2012 às 13:05

    ola pessoal eu com a podium e realmente percebi a diferença minha moto ficou com desempenho bem melhor.eu recomendo quem tem duvida pode fazer o teste.obigado a tds.

  17. carlos sergio
    18/07/2012 às 08:54

    so uso aditivada na minha biz..um mecanico disse que iria corroer as peças interna do motor se eu continuasse a usa aditivada..por que em moto só usa gasolina comum…será que tem procedimento isso que ele disse…será que ja ouve casos assim…me responda ae galera..se eu posso continuar a usar aditivada……agradeço ae…

  18. Régis
    26/07/2012 às 22:15

    galera, eu tenho uma XLX 350R e realmente eu consigo notar a diferença no rendimento da moto em viagens quando uso gasolina aditivada, mas acredito que essa diferença só é perceptível em motos de maior ciilindrada, tipo 250cc pra cima.

  19. Guilherme
    17/08/2012 às 17:16

    tenho uma falcon 400cc so coloco aditivada nela ate pq a bicha bebe mais do que eu =D(ta manual e n vo arriscar com comum por 12 centavos), coloquei a podium ontem senti uma diferenca media na arrancada parece que ela agora que me deixa e ir sozinha mais do que o normal entao MINHA conclusao acho que podium compensa para viagem gosto de correr entao quando for viajar vo usar ela e aditivada na cidade onde n preciso de tanta explosao

  20. neguinho
    11/09/2012 às 13:21

    a gasolina da br podium pode ate trincar o cabeçote ow a cabeça do pistao aditivada sempre foi boa comfirma estudos..vlew

  21. anisio
    30/09/2012 às 18:52

    tenho uma virago 535 , só usava gasolina comum, fiz uma linpeza de carburador meu mecanico me recomendou a usar a gasolina podiun. a melhoria no desmpenho foi abisurda, aumentou 3,5 km por litro, da até medo de acelerar…abraços…

  22. mosca
    07/11/2012 às 23:27

    Ja testei na Fan 125 aditivada,podium,vpower de posto Br e shell nao percebi nenhum ganho algum,o remedio e comum a maquina fica beleza ,fica com arrancada boa da uma final sem reclamar querendo mais.

  23. heizi
    15/11/2012 às 21:36

    coloquei nas minhas 9 rorneti que eu tenhu na garagi , curti todas , só arrancada monstra na avenidinha aqui de casa rsrsrs

  24. lauro
    21/04/2013 às 17:38

    para a moto R1 2008 posso usar gasolina comum ou devo sempre usar podium?

  25. wildemberk
    26/04/2013 às 17:36

    É comum ouvir um amigo dizer que abasteceu o carro com combustível aditivado, qualquer modelo que seja, e que ele ficou “muito mais forte”. E também que a gasolina comum “é suja”, que a aditivada “é besteira”, que a Premium (seja a BR Podium, ou a Shell) é “jogar dinheiro fora”. Essas, entre outras lendas e mitos, acabam deturpando a verdade sobre os inúmeros combustíveis disponíveis no mercado.

    A verdade é que o consumo, independente do tipo de combustível, não tem razão físico-química nenhuma que justifique diferenças gritantes. Os três tipos de combustíveis vendidos no Brasil são, por força de lei federal, misturados com 20% a 25% de álcool anidro. Vale lembrar que este álcool não é exatamente o mesmo do outro combustível, que é o Etanol.

    A diferença entre gasolina comum, aditivada e premium é bastante simples; a primeira não contém aditivos de limpeza e dispersantes, portanto ocorre, ao longo do tempo, acúmulo de detritos no motor e sistema de combustão. A segunda, aditivada, traz uma série de “detergentes” especiais misturados ao combustível; cada bandeira faz o próprio coquetel, e a sua eficiência varia de acordo com a qualidade deles.

    Por último, há a gasolina Premium/Podium — assim como o combustível aditivado, ela também traz componentes de limpeza especiais, porém tem mais octanas (fato que é aproveitado por veículos com alta taxa de compressão, permitindo um total aproveitamento do potencial do motor), emite menos enxofre durante a queima e, assim, causa menos impacto ambiental, já que polui menos.

    É possível, gradualmente, passar a utilizar gasolina aditivada ou mesmo premium em motores “acostumados” com combustível comum. A vantagem será, a longo prazo, mais durabilidade ao motor e seus componentes, menos resíduos acumulados, manutenção da limpeza interna de tubulações, bicos e câmara de combustão e, como já citado, menos poluição. E como é de conhecimento geral, um veículo com seu “coração” limpo anda melhor e com mais qualidade.

  26. REINALDO
    27/04/2013 às 11:34

    depois que comecei a usar a gasolina aditivada minha moto começou a fumar sem parar, tem alguma relação com a gasolina?

  27. carla
    17/05/2013 às 10:27

    oi querido este comentário me ajudou bastante, sou marinheira de primeira viajem e não sei direito qual gasolina seria melhor para moto. Mas depois dessas dicas, vale usar a aditiva. beijos

  28. John Fletcher
    25/06/2013 às 07:37

    Aqui nos USA, temos, treis tipos basicos de Gasolina, eu particularmente, uso em minha moto Kawasaky 500cc a de 93 occtanos, meu mecanico, sugeriu, que eu nao usasse, nenhum aditivo, porque a gasolina, ja vem com Aditivo, Motos e carros aqui, sao muito baratos, mas a manutencao, ja e outra historia, exemplo real, comprei uma Scooter, 2013, de 50cc com 33 milhas de uso, por U$D 810,00 (Oitocentos e dez Dollares, com documentacao, placa e tudo mais, ja incluido no preco), a Scutter, queimou a luz de pisca, (que da sinal, para direita e esquerda), e tive que substituir a peca, pela bagatela de U$D 180,00 (cento e oitenta dollares), ou ficar, sem a sinaleira, e esperar a Policia me parar e me multar, por mais ou menos, esse preco, temos outra realidade, me coloco a inteira disposicao, para qualquer exclarecimento, By John Fletcher, Facebook FLETCHER FLORIDA E-Mail john_20994@hotmail.com Tel: 786 285 3065 Miami, Florida USA

  29. Shandres do Valle
    27/03/2014 às 07:57

    Independente de qual moto for tem usar gasolina de qualidade, eu tenho uma biz ex e uso podium por um grande motivo, o teor de enxofre ser muito menor do que as outras isso proporciona uma maior durabilidade do motor, vela de ignição etc.
    Com minha moto chego a fazer 52km/l.

  30. Shandres do Valle
    27/03/2014 às 08:01

    Shandres do Valle :
    Independente de qual moto for tem usar gasolina de qualidade, eu tenho uma biz ex e uso podium por um grande motivo, o teor de enxofre ser muito menor do que as outras isso proporciona uma maior durabilidade do motor, vela de ignição etc.Com minha moto chego a fazer 52km/l.
    Sobre a recomendação do manual de usar somente comum e furada como também a troca de óleo a cada 4 mil, motos com baixa cilindrada e refrigerada a ar exige muito do óleo e 4 mil é muito tempo, eu troco a cada 2 mil e coloco sintético.

  31. Shandres do Valle
    27/03/2014 às 08:18

    Shandres do Valle :
    Vc está se baseando somente em octanagem, mas sobre o teor de enxofre?
    O teor de enxofre da pódium é muito menor e com isso tem uma vantagem muito grande em usar pra qualquer moto porque da menos manutenção e aumenta a vida do motor.

    >

  32. fcg
    07/04/2014 às 18:59

    Eu fiz um teste na minha moto uma 150 cg titan com a gasolina comum e com a aditivada observei que com a gasolina comum em uma decida longa ela quase nao chega a 120km e olhe que eu piso e quase tive raiva ate na subida ela tambem perde muito ja com aditivada no mesmo percuso ela chegou a quase 140km e na subida ela chegou a forca normal e manteve o ritmo de forca hoje eu so abasteco com aditivada e olhe que minha moto he 2009 2010 e nunca foi aberta e eu ando muito troco o eleo no periodo certo em quem tiver pirangagem e abastece com a comum e ver se tem o mesmo rendimento que minha moto ok fica a dica

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