Início > 300cc, Honda > Honda XRE 300 C-ABS

Honda XRE 300 C-ABS

O sistema reúne os benefícios do ABS (Anti-lock Brake System) e do CBS (Combined Brake System). Enquanto o primeiro evita o travamento das rodas em frenagens bruscas, facilitando o controle do veículo em situações de emergência e permitindo manter seu controle direcional, o segundo distribui a força de frenagem entre as rodas dianteira e traseira, aumentando a eficiência e evitando o mergulho da suspensão dianteira e a perda de aderência do pneu traseiro.

Uma vez que as características técnicas e as formas de uso da CB 300R (street) e da XRE 300 (on-off road) diferem, o C-ABS aplicado a cada uma, apesar de ter basicamente a mesma concepção, apresenta algumas variações para se adaptar às realidades diversas.

Em ambas, o sistema conta com sensores de leitura nos freios dianteiro e traseiro, um módulo de controle que processa as informações fornecidas por estes sensores, cáliper de três pistões na dianteira, freio a disco na traseira, luz de advertência do funcionamento no painel e grafismo com identificação do C-ABS na carenagem, diferenciando as motocicletas de suas versões Standard.

A mudança fica por conta do “setting” específico aplicado ao sistema C-ABS da XRE 300, com tempo de pressurização mais rápido, uma vez que o ciclo de atuação do ABS em motocicletas de uso misto é mais curto. Tais características permitem que se mantenha o controle direcional da motocicleta mesmo em pisos de menor aderência. Este sistema é o primeiro desenvolvido pela Honda mundial exclusivamente para modelos on-off e passa a ser referência no segmento.

As novidades chegam à rede de concessionárias em outubro. A CB 300R estará disponível nas cores preta, vermelha, amarela metálica e prata metálica ao preço público sugerido de R$13.990,00. Já a XRE 300 será comercializada nas cores preta, vermelha e amarela metálica ao preço público sugerido de R$15.390,00. Estes valores têm como base o Estado de São Paulo e não incluem despesas com frete e seguro. Os modelos têm um ano de garantia, sem limite de quilometragem.

XRE 300: versatilidade e conforto

Visual adventure aliado a uma pilotagem confortável, adequada tanto ao uso nas cidades quanto em estradas não pavimentadas. Esta é a receita de sucesso da XRE 300, apresentada ao público em sua versão Standard em junho deste ano. O DNA off-road herdado da XR 250 Tornado é evidente em todo o seu projeto. As linhas agressivas e modernas transmitem sofisticação, imponência e, consequentemente, grande diferenciação na categoria.

Na dianteira, o farol multi-refletor com lentes em policarbonato de 60/55W oferece excelente visibilidade noturna e é envolto por uma carenagem preta texturizada, que garante grande resistência a riscos. Já o paralama principal, integrado à carenagem do farol e aos defletores laterais, possui formas que transmitem a sensação de força e velocidade.

O painel é completo e totalmente digital. Está integrado à carenagem do farol e traz marcador de combustível, tacômetro, velocímetro, hodômetros total e parcial, além de luzes-espia da injeção eletrônica, piscas, farol alto, neutro e de diagnóstico do sistema ABS.

O escapamento preto de saída alta, envolto por protetor em prata; as rodas raiadas de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, com aro em alumínio na cor preta; e os pneus de uso misto conferem porte e visual ainda mais arrojado.

Na traseira, o conjunto óptico é formado por lanterna e sinalizadores independentes, suporte de placa alto e alças em alumínio integradas ao bagageiro em nylon de alta resistência. As alças largas proporcionam conforto e segurança para o garupa, enquanto o bagageiro facilita a acomodação de carga, uma vez que possui pontos de fixação pré-definidos para a instalação de bauleto (disponível no mercado).

A motocicleta traz motor de 291,6 cm3, DOHC (Double Over Head Camshaft), monocilíndrico, quatro tempos, arrefecido a ar e com radiador de óleo, que, em combinação com a injeção eletrônica PGM-FI, possibilita respostas precisas ao comando do acelerador. Desenvolve potência máxima de 26,1 cv a 7.500 rpm e torque de 2,81 kgf.m a 6.000 rpm, que proporcionam agilidade e desempenho em qualquer situação de uso.

A injeção eletrônica PGM-FI, aliada ao catalisador e à válvula PAIR instalados no sistema de exaustão da motocicleta, faz com que a XRE 300 atenda com folga aos índices de emissões de poluentes estabelecidos pela terceira fase do Promot, emitindo 0,849 g/km de CO, 0,1 g/km de HC e 0,081 g/km de NOx.

A XRE 300 possui câmbio de cinco velocidades, com escalonamento que permite o aproveitamento da potência e do torque, exigindo menos trocas de marchas. O modelo é equipado com partida elétrica, tanque de combustível com capacidade para 12,4 litros (reserva de 2,3 litros) e bateria selada, isenta de manutenção periódica.

O chassi, do tipo berço semi-duplo, oferece agilidade e fácil pilotagem, além de comportamento mais estável em qualquer situação. A ergonomia é garantida pelo assento em dois níveis, que privilegia o conforto e proporciona ótimo encaixe das pernas junto ao tanque. O guidão permite que o piloto mantenha os braços mais elevados, evitando a fadiga em longos percursos. Para o garupa, o conforto é trazido pelo assento, que o deixa em posição mais elevada, e pelas alças em alumínio, com melhor empunhadura.

A suspensão traseira monoamortecida do tipo Pro-Link, com tensão de mola ajustável e exclusiva balança de alumínio (Aluminium Swing Arm), proporciona pilotagem macia e agradável em todas as situações, mantém o pneu sempre em contato com o solo e amplia a capacidade de tração em qualquer terreno. Já a dianteira, do tipo garfo telescópico de longo curso, assegura elevada capacidade de absorção de impactos, robustez e resistência a torções.

A segurança é reforçada pela presença do shutter-key aliado ao comb-lock (trava do guidão combinada à chave de ignição).

XRE 300 com C-ABS

Especificações Técnicas

Categoria
Adventure touring

Motor
291,6cc, DOHC, monocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas, arrefecido a ar

Potência máxima
26,1 cv a 7.500 rpm

Torque máximo
2,81 kgf.m a 6.000 rpm

Diâmetro x curso
79,0 x 59,5 mm

Alimentação
Injeção eletrônica de combustível PGM-FI

Relação de compressão
9,0 : 1

Sistema de lubrificação
Forçada, por bomba trocoidal

Sistema de ignição
Eletrônica

Bateria
12V – 5 Ah

Farol (alto/baixo)
60/55W

Sistema de partida
Elétrica

Capacidade do tanque
12,4 litros (2,3 litros de reserva)

Óleo do motor
2,0 litros (1,4 litro para troca)

Transmissão
5 velocidades

Embreagem
Multidisco em banho de óleo

Suspensão dianteira
Garfo telescópico com 245 mm de curso

Suspensão traseira
Pro-Link com 225 mm de curso

Freio dianteiro
Disco simples de 256 mm de diâmetro e cáliper de três pistões

Freio traseiro
Disco simples de 220 mm de diâmetro e cáliper de pistão simples

Pneu dianteiro
90/90 – 21M/C (54S)

Pneu traseiro
120/80 – 18M/C (62S)

Chassi
Berço semiduplo

Altura do assento
860 mm

Altura mínima do solo
259 mm

Dimensões (c x l x a)
2.171 x 830 x 1.181 mm

Entre-eixos
1.417 mm

Peso seco
151 kg

Cores
Preta, vermelha e amarela metálica

Preço
R$ 15.390,00

Por Fabio Weslley

Anúncios
Categorias:300cc, Honda Tags:, ,
  1. Adms: Fabio/Junior
    01/03/2010 às 13:11

    super maquina muito boa mesmo

  2. fernando
    23/04/2010 às 09:18

    Olha tenho uma xre300 c/abs e gostaria de uma informação quero colocar pneu trazeiro 130 ou 140 misto igual da xt 660 mais tenho duvidas se essa troca não ira alteral o freio abs
    no aguardo de uma resposta muito obrigado

  3. Fabio Weslley
    23/04/2010 às 10:13

    fernando :

    Olha tenho uma xre300 c/abs e gostaria de uma informação quero colocar pneu trazeiro 130 ou 140 misto igual da xt 660 mais tenho duvidas se essa troca não ira alteral o freio abs
    no aguardo de uma resposta muito obrigado

    BOM DIA FERNANDO OBRIGADO PELA TUA VIZITA AO BLOG ACELERA MENTE ! ENTAO SOBRE TUA DUVIDA PODE COLOCA TRANQUILO O PNEU DA XT 660 NAO VAI AFETA EM NADA O FREIO ABS DA MOTO ISSO A PROPRIA HONDA AFIRMA SUA XRE 300 IRA FUNCIONA NORMAL OS FREIOS OK ! OBRIGADO PELA VIZITA E CONTINUE AQUI COM A GENTE QALQER DUVIDA OU SUJESTAO ENTRE EM CONTATO COM BLOG BLZ ABRAÇOS !!!

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: