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Fim da YZ 125 no Brasil (2010)

Recentemente a Yamaha apresentou a sua linha de produtos para competição offroad 2010. Lamentavelmente a YZ 125 não foi citada no catálogo 2010, isto significa que o modelo 2010 não será comercializado oficialmente. Para aqueles que preferem as motocicletas de motor dois tempos restou apenas a YZ de 250 cilindradas (por quanto tempo?).

YZ 125 2010 – Fim da comercialização oficial no Brasil

A YZ 125 é uma motocicleta lendária, seu pequeno peso e sua alta potência se tornaram referência mundial, seu motor chegou a ser o de maior potência específica, que significa possuir uma alta cavalaria em uma baixa cilindrada. Tudo isso foi possível através do sistema exclusivo YPVS que possibilitou jogar a cavalaria lá em cima e conservar um pouco de torque na baixa rotação.

O cerco aos dois tempos está se fechando cada vez mais, a Yamaha é única japonesa que ainda fabrica a linha de motocross 125cc e 250cc com motor dois tempos. Não é por menos que se encontra grande número de Yamahas em competições extremas como por exemplo no FreeStyle. Já por outro lado as principais fabricantes européias continuam a fabricar as motocicletas dois tempos, e vão continuar por mais algum tempo.

Ao que tudo indica, pelo menos no Brasil, a YZ 125cc está finalizada.

O modelo 2010 comercializado no exterior possui basicamente mudanças estéticas, deixando a dúvida a respeito da permanência da fabricação e desenvolvimento da linha dois tempos. Por outro lado, as motocicletas quatro tempos sofreram mudanças consideráveis como a YZ 450F com motor invertido, indicando o completo investimento em desenvolvimento da linha quatro tempos.

Para os que gostam das 2T vai sobrando apenas a tranquilidade em saber que a Gasgas, KTM e Husqwarna continuam em pleno desenvolvimento das motocicletas de enduro e motocross equipadas com motores dois tempos.

Ficha Técnica – YZ 125 – Em inglês

Motor
Engine 2-stroke, liquid-cooled, crankcase reed-valve, single
Displacement 124 cc
Bore and Stroke 54.0 x 54.5 mm
Compression Ratio 8.6~10.7:1
Fuel Delivery Mikuni TMX x 38
Ignition / Starting CDI / Kick
Transmission 6-speed
Final Drive Chain

Chassis
Suspension (Front) Adjustable 48 mm inverted fork / 300 mm (11.8″) travel
Suspension (Rear) Fully adjustable link Monocross / 315 mm (12.4″) travel
Brakes (Front) 250 mm floating disc
Brakes (Rear) 245 mm disc
Tires (Front) 80/100-21
Tires (Rear) 100/90-19

Critical Data
Length 2,139 mm (84.2″)
Width 827 mm (32.6”)
Height 1,318 mm (51.9”)
Wheelbase 1,443 mm (56.8”)
Ground Clearance 388 mm (15.3″)
Seat Height 998 mm (39.3”)
Fuel Capacity 8 litres (1.8 imp. gal)
Wet Weight 94.5 kg (207.9 lb)
Colour(s) Yamaha Blue

Por Acelera Mente

Editado Por Fabio Weslley

Equipe Acelera Mente  

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