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Husqvarna SMS 630 e TE 630 compartilham motor e se aventuram na estrada ou na lama

Com propostas de uso completamente distintas, a Husqvarna começa a vender na Europa a supermoto SMS 630 ie e a enduro TE 630 ie. Apresentadas no Salão de Milão 2009, ambas compartilham o mesmo motor monociclíndrico de 600 cm³ de capacidade. As versões de rua e off-road também dividem o belo design, traduzido pelas peças plásticas e pelos escapes de dupla saída. As diferenças ficam por conta de rodas e pneus, ajustes de suspensão e discos de freios. Ficou claro que depois que a BMW Motorrad assumiu o controle acionário da Husqvarna, as novas gerações de produtos da marca apresentaram mais qualidade e ganharam mais confiança dos motociclistas europeus.

Para iniciar o projeto inovador, os engenheiros da “Husqy” pensaram em desenhar um motor totalmente novo, como maior capacidade cúbica. Esta é a grande novidade da linha 630 2010. Com duplo comando no cabeçote (DOHC), herdados dos modelos de competição da marca e refrigeração líquida, o novo propulsor tem 20% a mais de potência se comparado ao antecessor, de 570 cm³. Porém, os números de torque e potência máxima não foram divulgados pelo fabricante.

Para oferecer respostas mais rápidas, a SMS 630 ie e TE 630 ie ganharam injeção eletrônica de combustível, desenvolvida em parceria com a empresa japonesa Mikuni. Os modelos supermotard e enduro também compartilham da mesma embreagem, já que também o peso em ordem de marcha é exatamente igual.

CICLÍSTICA

A SMS 630 ie é uma moto urbana, que também pode encarar uma estrada, de preferência, com curvas sinuosas e retas curtas. O trem dianteiro é comporto por garfo telescópico invertido (upside-down) da grife Marzocchi, com tubos de 45 mm e 250 mm de curso. Para completar, grande disco flutuante com comando hidráulico e pinça radial de 320 mm. Na parte traseira, suspensão progressiva com sistema “Soft Damp”, monoamortecedor hidráulico e regulagem na mola. O conjunto Sachs oferece 290 mm de curso. Para auxiliar na frenagem, esta versão conta com disco de 220 mm. Para ajudar no trabalho de amortecimento a motard conta com pneus de perfil esportivo nas medidas 3,50”x17” (dianteiro) e 4,24×17” (traseiro). A moto pesa 158 quilos a seco.

Feita para encarar trilhas e competições off-road, a TE 630 ie conta com suspensões invertida na dianteira, com tubos de 45 mm e 270 mm de curso, também da Marzocchi. E, na traseira, sistema “Soft Damp”, com monoamortecedor hidráulico, porém com 320 mm de curso. Ou seja, a moto tem suspensões de longo curso, ideais para absorver os impactos causados por terrenos irregulares.

Para oferecer maior agilidade, a TE 630 ie está equipada com rodas raiadas de medidas 1,6”x21” (D) e 1,15”x18” (T). A moto off-road está calçada com pneus Pirelli Metzeler Karoo, que lhe confere uma melhor tração, principalmente para as provas de enduro. Segundo o fabricante, a TE630 ie pesa 150 quilos a seco.

Por Portal UOL

Editado Por Italo Luna

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