Início > Acelera Mente, Fale Conosco, motos, Motos importadas > Itália guarda a história das motocicletas

Itália guarda a história das motocicletas

A Itália é um dos principais países quando falamos em indústria de motocicletas.
  
 
A Itália é um dos principais países quando falamos em indústria de motocicletas. Quem não conhece uma marca de motos italianas? Entre elas encontramos Ducati, Gilera, Moto Guzzi, Maserati, Jawa, Mv Agusta, entre outras.
 
As marcas italianas são desejadas e marcam a história de gerações de apaixonados, por isso nada melhor do que conhecer os Museus de Motos italianas para remontar a história das motocicletas.

Vamos começar nossa rota com o Museu Morbidelli. Localizado em Pesaro, o museu foi criado por Giancarlo Morbidelli. Tem cerca de 3 mil m2 e um acervo com mais de 300 motocicletas clássicas, de competição e uma área para restauração.

O Museu Piaggio, é a nossa próxima parada, inaugurado em 2000, o local foi projetado para remontar a história de uma das maiores empresas de máquinas de metal da Itália. Além de produtos Piaggio, o museu possui uma coleção de Gileras e Vespas.

A coleção tem modelos belíssimos e raros de Vespas, como uma série de protótipos, que vai da MP5, mais conhecida na Itália como Paperino, até a MP6. Outra relíquia da coleção é o primeiro produzido em 1946 com 98 cc. As GS, PX e ET4 125, 150 e 50cc são as que mais chamam a atenção.

Entre as Gileras é possível encontrar a Saturno Cross, produzida em 1952 e a Gilera 500, que foi o sonho esportivo de toda uma geração e campeã de seis campeonatos mundiais. Além dessas a RC 600s que correu o Rally Paris-Dakat em 1991 também é um dos destaques do museu.

O Museu Agusta é testemunha da singular história da motocicleta. Em 700 m2, o espaço concentra uma coleção de produtos da família Agusta desde 1977 a 1993. Eles tem numerosos modelos de motos.

Entre os destaques estão uma moto MV Agusta original da Competição de Turismo, A moto campeã em 1946, pilotada por Vincenzo Nencioni, no Golfo di La Spezia. A primeira de outras 800 vitórias da escuderia MV Agusta pelo Mundo que foi restaurada depois da mortede Domenico Agusta.

A curiosidade deste museu fica por conta dos protótipos de helicópteros. O Museo Nacionale del Motociclo mantém uma coleção de 250 motos. Por se tratar de um museu não ligado a nenhuma marca, ele reúne os mais variados modelos. Lá é possível encontrar modelos raros e clássicos da Ducati, Mondial, Moto Guzzi, Maserati, Lambretta e até mesmo Honda, Harley Davidson, Indian e outras.

O Museu da Ducati está instalado dentro da fábrica da marca, em Bolonha, em uma área de cerca de mil metros quadrados. O Museu da Ducati foi inaugurado em 1998 e preserva meio século de história da marca. Através de uma exposição permanente, a Ducati conta a história das corridas com suas respectivas representantes. A exposição ainda conta a trajetória da marca, desde seu surgimento, até novas concepções.

O Museu da Moto Guzzi está localizado em Mandello Del Lario. Com cerca de 150 modelos, desde de modelos esportivos, protótipos e engenharia e tecnologia que tornaram a marca um dos ícones. O principal destaque do museu é a primeira motocicleta produzida pó Carlo Guzzi em 1919. Outro destaque é a Otto Cilindri 500 de1957, que foi um projeto de Giulio Cesare Carcano. A exposição ainda tem exemplares como a Norge de 1928, a primeira moto “gran turismo” da história do motociclismo.Além das Sport e GT Guzzis da década de 30, a Airone e a Falcone.

As campeãs também tem seu espaço garantido. Os destaques ficam para a Guzzi 4V de 1924, a moto com a qual Guido Mentasti venceu o primeiro título Europeu no circuito de Monza, Omobono Tenni’s Bicilindrica 500 de 1946, a Guzzi que se tornou a “World Champion” em 1955.

Por Moto e Cia

Editado por Italo Luna

Anúncios
  1. Francisco Relvas
    30/06/2010 às 12:36

    Tenho uma triumpf knirps do ano 53/57. gostaria de saber qual o valor. obrigado

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: