Início > 150CC, Acelera Mente, Fale Conosco, motos > Bimota Tesi 3D “arrepia” na Itália

Bimota Tesi 3D “arrepia” na Itália

A Bimota Tesi 3D é um exemplo impressionante de design ousado e tecnologia. A esportiva é movida por um motor da Ducati, refrigerado a ar. Mas o que a torna especial é o chassi. O quadro é composto por peças de armação e placas laterais usinadas de ligas sólidas. Sobre eles estão ligados os dois braços swing e uma suspensão com braço oscilante  mono-amortecido.


Também bastante inovadores são a carenagem, feita em fibra de carbono, e o sistema de freios com pinças radiais. A moto tem um peso seco de 168 kg e conta com um motor bicilíndrico de 1.078 cc, que oferece 98 cv de potência e 10.1 kgfm de torque para movimentá-la. Para colocar a Bimota Tesi 3D em sua garagem, o consumidor europeu deve desembolsar 28.920 euros. Algo equivalente a R$ 69 mil.

Primeiras impressões

Com seu tanque de combustível magro, guidão inclinado e plataformas elevadas, essa moto não é o máximo em matéria de conforto. As dimensões estreitas da moto e o seu baixo peso fazem parecer que se está andando em uma scooter. Mas, uma vez que se acelera o motor bicilíndrico, o condutor logo fica confortável com a Tesi 3D.

A boa embreagem controla a força, enquanto os “gêmeos italianos” despejam a potência com um som rouco e sedutor. O comportamento da suspensão dianteira deve ser entendido: a moto não “afunda” nas frenagens, apesar da potência instantânea do sistema de freios, e ela retorna de forma suave durante uma curva.

Após alguns quilômetros, o piloto descobre que o limite da moto é alto e até exagerado em estradas pavimentadas. O motor da Ducati tem um desempenho agradável e uma aceleração forte, mas mostra falta de potência em altas rotações. Mas talvez seja melhor assim. Uma moto leve como a Bimota Tesi 3D, se equipada com um motor de 150 cv, poderia tornar-se uma verdadeira arma.

Por Uol Motos

Editado por Italo Luna

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: