Início > Acelera Mente, Fale Conosco, motos > RD 50 completa 35 anos no Brasil

RD 50 completa 35 anos no Brasil

 

A moto restaurada representava a história que o modelo tem com a história da indústria de motocicletas em nosso país.

Tudo começou no dia 10 de outubro de 1974 quando a primeira RD 50 foi produzida no Brasil, na planta da Yamaha em Guarulhos. Ela marca a inauguração da fábrica no Brasil com uma linha de montagem da primeira motocicleta nacional.

“A Yamaha RD 50, além de representar o inicio da produção de motos no Brasil, representou a “primeira” moto para muitos marmanjos que hoje ainda se lembram do “cheiro” de óleo 2T e dos “anos 70”, já se vão mais de 35 anos”, afirma o diretor do portal Moto e Cia, Antonio Carlos Lopes. A moto tanto representou o primeiro modelo de muitos motociclistas, que era utilizada para ensinar as técnicas de pilotagem em escolas.

A RD 50 era uma moto com motor de dois tempos, capacidade de 50 cm3, como o próprio nome sugere, monocilíndrico, refrigerado a ar, com sistema de lubrificação automática (autolube) e que entregava 6,3 cv de potência a 9.500 rpm e um torque de 0,5 kgfm a 6.500 rpm. A velocidade máxima era de 90 km/h e a moto acelerava de 0 a 60 km/h em 9,8 segundos.

Uma das características da linha era o sistema “Torque Induction”, que auxiliava no controle da pressão interna do cilindro para evitar o refluxo da mistura ar/combustível e óleo para o carburador e filtro de ar.

O chassi dela representava modernidade por ser tubular, com berço duplo. A modelo tinha garfo telescópico na dianteira e braço oscilante com duplo amortecimento na traseira. Os freios eram a tambor com acionamento mecânico, reforçando a adequação street da moto. A transmissão era de cinco marchas, algo notável para uma cinquentinha da época.

A RD 50 fez tanto sucesso no Brasil que a montadora produziu um “kit” racer para a sua “cinquentinha” que fez muito sucesso nas pistas e que hoje só existe, o que restou, nas mãos de colecionadores. A produção do modelo de 50cc aconteceu entre 1974 e 1978, mas marcou a indústria da motocicleta no país e continua viva no coração e nas coleções de muitos aficionados pelo modelo até hoje. Logo em seguida a Yamaha começou a produzir a RD 75.

Por Motos e Cia

Editado Por Fabio Weslley

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: