Início > Acelera Mente, Fale Conosco, motos > Sundown Motard 125 tem potência menor, mas visual é diferenciado

Sundown Motard 125 tem potência menor, mas visual é diferenciado

 

Quando foi lançada em 2007, a Sundown STX 200 Motard causou euforia no mercado. Afinal, o modelo foi a primeira motocicleta supermotard original de fábrica a ser vendida no Brasil. Antes dela, quem gostava do estilo tinha que se contentar em comprar uma moto trail e transformar o modelo. Com o sucesso da categoria, o mercado cresceu e outras fábricas entraram na onda das supermotards. A Yamaha lançou a XTZ 250 X e a XTZ 125 X, e a Kawasaki lançou a D-Tracker X 250, só para citar os modelos de baixa cilindrada.

Porém, com a entrada em vigor do Promot 3 (o atual padrão de emissão de poluentes para veículos), em 2009, a Sundown teve que fazer adaptações em sua pioneira supermotard de 200 cm³. No Salão Duas Rodas 2009, em outubro do ano passado, a marca apresentou uma supermotard 125 cm³, aposentando o modelo anterior, mas não o carburador. Porém, os principais diferenciais e qualidades da linha continuam no novo modelo, agora chamado somente de Motard 125.

Assim como no modelo anterior, a nova Sundown 125 é vendida em versão única, bastante completa. São itens de série o freio a disco na dianteira e a partida elétrica. As cores disponíveis também são iguais, preta ou prata. Com preço sugerido de R$ 7.240, o novo modelo também ficou mais acessível — o modelo de 200 cm³ custava cerca de R$ 9.000.

FICHA TÉCNICA: Sundown Motard 125

Motor: Monocilíndrico, OHC, 124,5 cm³, refrigeração a ar, quatro tempos.
Potência máxima: 10,87 cv a 9.500 rpm.
Torque máximo: 0,86 kgfm a 7.000 rpm.
Alimentação: Carburador.
Câmbio: Cinco marchas com embreagem multidiscos banhada em óleo. Transmissão final por corrente.
Suspensão: Dianteira por garfo telescópico invertido (190 mm de curso); traseira por balança mono-
amortecida (190 mm de curso).
Freios: Dianteiro com disco de 241 mm de diâmetro com pinças de dois pistões; traseiro a tambor de 130 mm de diâmetro.
Chassis: Berço duplo.
Dimensões: 2.060 mm x 830 mm x 1.110 mm (C x L x A); 1.400 mm (entre-eixos); 210 mm (altura do solo).
Peso: 118 kg.

ESTILO SUPERMOTARD
O estilo supermotard, ou supermoto, nasceu nos anos 1970 em uma corrida que continha trechos de asfalto e terra. Os modelos mais usados eram motocicletas de motocross com pneus de rua e rodas com aro de 17 polegadas. Com essa configuração e ajustes nas suspensões, era possível fazer curvas no asfalto com extrema rapidez. Não demorou muito para que o motard chegasse às ruas. Com suspensões de longo curso é possível absorver buracos e valetas das ruas. Já os pneus de rua garantem tração máxima no asfalto e melhor inclinação em curvas.

A Sundown Motard 125 é equipada com rodas aro 17 de alumínio pintadas de preto. A suspensão dianteira é do tipo invertida (upside-down) com 190 mm de curso, enquanto a traseira tem balança monoamortecida, com os mesmos 190 mm de curso — números que ajudam na absorção de impactos, tanto passando rápido por um buraco ou lentamente por uma lombada, mostrando que sua origem trail não foi deixada de lado. O disco de freio dianteiro é do tipo wave e o flexível é revestido com malha de aço Aeroquip, melhorando tanto o visual quanto o poder de frenagem.

O estilo que sempre foi o ponto forte do modelo permanece inalterado, até mesmo com a lanterna de LED que continua no modelo 125. O painel é o mesmo do modelo antigo, herdando conta-giros — um diferencial para a categoria –, mas também a fraca iluminação e a falta do marcador de combustível.

CICLÍSTICA E MOTOR
As qualidades ciclísticas foram diretamente “aproveitadas” do modelo 200 cm³. A nova moto contorna curvas com facilidade, e consegue driblar o trânsito sem grandes dificuldades. Contudo, não se pode dizer o mesmo do motor. O modelo maior tinha 16,7 cv a 8.000 rpm e 1,45 kgfm a 7.000 rpm. No modelo 125, a potência é de 10,8 cv a 9.500 rpm e 0,86 kgfm a 7.000 rpm. Como boa parte do conjunto permaneceu inalterada, seu peso de 118 kg juntamente com o motor menor deixa as arrancadas e retomadas comedidas, para não dizer lentas.

Destinado a quem quer um visual diferente na ampla categoria 125 cm³, a Motard 125 tem diferenciais e estilo para se destacar dentro da cidade. No percurso urbano é que as suspensões altas e os pneus street garantem a agilidade de uma supermoto, com o consumo de uma street.

Por Portal UOL

Editado Por Fabio Weslley

Equipe Acelera Mente

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: