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Comparativo (modelos 2010) – Honda Biz 125 Vs. Yamaha Crypton T115

A pedido de um leitor  resolvemos buscar mais e mais informações sobre cada uma dessas motonetas, e compara-las.

Yamaha Crypton T115

A maior novidade da Yamaha Crypton, em relação a versão que era vendida até o inicio de 2005, está no motor de 113,7 cc de cilindrada, a mesmo do motor do scooter Neo. Esse motor, com cilindro e pistão em alumínio, é maior e mais potente que o motor anterior, que tinha cilindrada de apenas 101,8 cc. Com essa mudança, a potência máxima passa a ser de 8,2 cv a 7.500 rpm e o torque máximo de 0,88 kgfm a 5.500 rpm. Apesar de ser mantido o carburador, os índices de emissões estão bastante abaixo dos valores máximos determinados pelo Promot 3, graças a tecnologias como catalisador, Sistema de Indução de Ar e o próprio desenvolvimento desse novo propulsor. O câmbio tem quatro marchas com alavanca acionada pelo pé esquerdo e a embreagem é automática.

Muitas são as inovações da nova Yamaha Crypton, a começar pelo novo quadro tubular de aço de alta tensão tipo underbone, pelos conjuntos óticos dianteiro e traseiro, reestilizados, pelo novo mostrador do velocímetro de acionamento mecânico no painel de instrumentos e novos e freios e suspensões – Kayaba dianteira de 100 mm de curso.

Junto do velocímetro está o marcador analógico de nível de combustível de alta precisão (indica reserva com 645 ml de combustível no tanque, que tem capacidade para 4,2 litros) e as luzes espias, entre elas a “Top”, que mostra engrenamento da quarta e última marcha. Os comandos elétricos dos punhos do guidão também são novos, com mais ergonomia e facilidade de utilização.

A Yamaha Crypton tem rodas raiadas de 17 polegadas de diâmetro, suspensão dianteira telescópica conta com garfo de 26 mm de diâmetro e um porta-objetos de 4,0 litros de capacidade embaixo do banco. Há uma versão com partida a pedal e freio dianteiro a tambor de 110 mm (K) e uma versão com partida elétrica e freio dianteiro a disco de 220 mm (ED), em ambas o tambor traseiro tem 130 mm de diâmetro. As cores disponíveis são o prata, o vermelho e o preto.

Entre as principais vantagens da Yamaha Crypton estão a facilidade de pilotagem e a praticidade para o uso diário, o preço acessível, tanto de aquisição como de manutenção, e a economia de combustível. O público alvo do Crypton são jovens urbanos de ambos os sexos que buscam um veículo utilitário para substituir o transporte público, às vezes precário em grandes cidades, mas existe uma demanda também em zonas rurais e pequenas cidades cujo tráfego é mais tranquilo. Na maioria dos casos esses jovens estão comprando seu primeiro veículo de duas rodas.

A T115 Crypton chega para o público com o preço sugerido pelo posto Manaus de R$ 4.550,00 na versão “K” e R$ 5.200,00 na Crypton “ED”. Os produtos Yamaha tem um ano de garantia, sem limite de quilometragem.

Principais características
– Acessibilidade (entrada ao mundo das duas rodas)
– Qualidade e Confiabilidade Yamaha
– Design, beleza  e acabamento exclusivos.
– Pilotagem Simples para uso na cidade – estável, segura e confortável.
– Facilidade de Manutenção.
– Baixo consumo de combustível.
– Motor quatro tempos de 115cc, 1 cilindro, duas válvulas, OHC
– Potência: 8,2 cv a 7.500 rpm
– Torque:  0,88 Kgf.m a 5500 rpm
– Câmbio semi automático de 4 velocidades
– Versões K e ED (Freio a Disco de 220mm e Partida Elétrica e a pedal)
– Chassi Underbone
– Porta objetos sob o banco (4 litros)
– Painel completo com:
– marcador de combustível,
– velocímetro,
– hodômetro e
– luzes espia incluindo indicador de ponto morto, pisca, indicador de 4ª marcha e luz de anomalia no circuito elétrico do motor.
– Comandos Completos no punho
– Rodas de 17 polegadas
– Freio traseiro a tambor de 130 mm
– Assento Confortável e Macio para as vias brasileiras
– Cavalete Central
– Componentes posicionados para fácil manutenção da motocicleta
– Sistema de indução de ar
– Suspensão dianteira Kayaba com curso de 100 mm.

Honda Biz 125

A  Honda Biz vem equipada com um motor OHC 125 com injeção eletrônica, que lhe permite uma resposta mais rápida e menos gastos de combustível. O painel apresenta um marcador de combustível, hodómetro e luz indicadora da injecção eletrônica. Abaixo do guidão agora tem um gancho que segundo a montadora é um porta sacolas,e como é de lei na biz o  porta objetos mantêm-se inalterado, ou seja, continua a permitir guardar o capacete, uma funcionalidade muito importante , dando assim mais liberdade ao motociclista que desse modo não necessita de ficar levando o capacete para todo o lado,na biz pode se colocar até 2 capacetes, lógico que não no compartimento, mas sim no ganchinho de metal que fica abaixo do banco. A nova Honda Biz apresenta ainda uma carenagem frontal dando assim mais segurança ao piloto.  O assento permite fazer um ajuste em dois níveis.

Com este modelo, a Honda consolidará a sua posição de marca que mais motos vende em quase todas as categorias.

FICHA TÉCNICA

Honda Biz 125 Fuel Injection
Motor: OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar.
Cilindrada: 124,9 cc.
Potência: 9,1 CV a 7.500 rpm.
Torque: 1,06 kgfm a 3.500 rpm.
Diâmetro e Curso: 52,4 mm x 57,9 mm.
Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI.
Taxa de Compressão: 9,3:1.
Partida: pedal (KS) e elétrica (ES e +); ignição eletrônica.
Tanque: 4,0 litros.
Transmissão: 4 velocidades, com embreagem centrífuga automática.
Suspensão:
Dianteira:Garfo telescópico.
Traseira:Braço oscilante.
Freios:
Dianteiro: A tambor de 130 mm (KS e ES); a disco de 220 mm (+).
Traseiro: A tambor de 110 mm.
Pneus e rodas:
Dianteiros: 60/100 – 17M/C 33L.
Traseiros: 80/100 – 14M/C 49L.
Chassi: Monobloco.
Dimensões: 1.880 mm (comprimento) x 726 (largura) x 1.075 mm (altura); 1.261 mm (entreeixos), 755 mm (altura do assento) e 133 mm (distância mínimia do solo).
Peso: 98 kg (KS), 100 kg (ES) e 101 kg (+).
Cores: amarela, preta, prata metálica e vermelha metálica (KS e ES), vermelha e cinza metálica (+).
Preço sugerido: R$ R$ 5.147 (KS), R$ 5.854 (ES) e R$ 6.480 (+).

Mas qual comprar?

Temos que levar em consideração que ambas são super economica e os tanques são praticamente iguais na capacidade e com muito pouco de dinheiro enche o tanque.

Dirigibilidade e desempenho elas na cidade são boas,só lembrando que não se deve fazer curvas muito deitadas ou passar entre sargeta e osbtaculo alto e estreitos com elas, pois há possibilidade de ir pro chão, isso principalmente na biz por ser um pouco mais baixa,com a alta velocidade e muito vento ou até mesmo veiculos pesados andando perto, é possivel que perca um pouco mais de estabilidade pois elas são relativamente leves, principalmente a crypton mais leve e mais alta devido ao aro 17″.

Design uns falam que a crypton é mais bonita e bem feita que a biz, outro falam que não,mas isso é uma questão de gosto,eu particularmente acho a biz atraente…mas convenhamos que a yamaha podia ter deixado a crypton um pouco mais moderna e interessante como a neo, acredito que a intenção da crypton é conquistar os seus donos pelo bolso e economia e por isso não resolveram apostar tanto no visual.

Continuando em design a crypton bem que podia trazer compartimento maior, no lugar do porta “luva e carteira” embaixo do banco ao lado do tanque, como um editor referiu em sua postagem sobre a crypton.Na biz desde o inicio veem o porta capacete que para seus usuarios caem como uma “luva” para  o capacete ou capa de chuva, ou qualquer coisa que não exceda os 10kg de capacidade que ela suporta.além do porta capacete da biz,embaixo do banco existe um gancho onde se pode colocar outro capacete encaixado.

Iluminação da lanterna traseira da crypton são pequenas e fica um pouco escondida,podendo não ser percebida de longe por quem vier atras, na biz o farol fica um pouco a desejar, pois não ilumina como se deveria na estrada.

Manutenção, acredito que ambas não de muita manutenção,pode ser que as peças da crypton sejam um pouco mais caros,por ela ser nova e pelo mito que as peças da yamaha sejam mais caras,e nesse aspecto a biz pode ser sobre sair por estar mais tempo no mercado e facilidade de obter peças paralelas.

Compra e Venda a biz pode ter mais comércio pelo tempo de mercado,peças e o porta capacete,mas a crypton por enquanto se destaca no valor acessível e prazo de compra da  zero quilometro…é só umas questão de tempo para a crypton encostar e incomodar a concorrente ou não.

Roubo, a biz por ser da antiga e pela quantidade espalhada pelo brasil corre o risco de roubo,principalmente para alimentar o mercado negro de peças usadas,mas não se preocupe pois as scooters não teem muito valor para bandidos como as CG e superiores,e a crypton por ser “nova” vai ficar invisivel por alguns meses pelos ladrões.

Se você ainda estar na dúvida de qual sairá pilotando..basta se fazer essas perguntas para ir eliminando as duvidas.

-Qnto posso gastar e pagar?

-Qual eu mais gostei?

-Pra que irei usar a moto?

-Qnto eu peso?Sou muito alto?

se você for mais pesado ou igual ao peso da moto,nem compre ,ou ela pode te deixar na mão qndo precisar de força principalmente em subidas,e se for muito alto também pois ficará ridiculo, um gigante numa motinha.

mas é isso aí…boa escolha e divirta-se.

Materia : Juninhu

Equipe Acelera Mente

 

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  1. renato
    18/08/2011 às 16:36

    …tenho uma Biz 125 e uma krypton, as duas são otimas e economicas….estou contente pela economia.

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